Ciúmes #01 – Tipos e Situações

Olá gente bonita e abençoada, tudo na paz?

Vamos começar nossa semana falando sobre CIÚMES, vamos compreender um pouco mais sobre esse sentimento que está ligando a insegurança, desvalorização e vazio interior… Mas claro que há níveis de ciúmes e ele pode ser saudável e tem valor.

Alguns especialistas em emoções afirmam que o ciúme é irmão do amor, e são na mesma linha de emoções e sentimentos.

Compreendemos o outro com base na nossa história de vida, nas nossas crenças e valores… Ouço constantemente afirmações como “homem é tudo igual” ou “todo homem é safado”… e quando a mulher casa e tem essa afirmação interiorizada, inclusive por experiência própria, terá dificuldade em manter um bom relacionamento.

LÓGICO que o contrário também tem forte valor, quando o homem afirma para si essas crenças, ele pode se tornar um “mulherengo” ou pensar que a esposa tem algum caso… e ai a realidade começa a ser deturpada pelas desconfianças do outro:

> Por que saiu com essas roupas se só vai trabalhar?
> Para que ir à academia usando um perfume que só passava para sair comigo?
> Por que está saindo tão tarde do trabalho?
> Por que mudou a senha do e-mail ou do celular?
> De quem são essas ligações no celular?
> Por que ainda mantém contato com o ex?
> Por que não está querendo transar?

O ciúme é prima da ansiedade, que já conversamos. Assim como a ansiedade, ele faz com que nos antecipemos a possíveis situações de perdas e danos – reais ou imaginárias, e criamos inúmeras possibilidades.

Falamos um pouquinho sobre o ciúme em relação a pessoa amada, mas também podemos ter ciúmes (carência) em relação aos colegas de trabalho, da igreja, social…
 > Podemos ter ciúmes pelo simples fato de um amigo ter sido elogiado e você não.
 > Podemos ter ciúmes quando alguém ganha um presente e você não.
 > Podemos ter ciúmes por inúmeras situações.

Paulo Cesar de Oliveira

Estamos afirmando que o ciúme também é uma emoção parecida com a inveja: as duas dizem respeito a querer ter algo. A diferença é que você sente ciúmes de algo que é seu ou que está com você, enquanto sente inveja de algo que você não tem, mas do qual gostaria.

Vamos lá
1) Conscientemente você sente que sufoca seu cônjuge?
2) Se você está em um relacionamento sério, vocês sabem a senha do celular um do outro?
3) Você de fez em quando, mexe nas coisas do seu cônjuge, buscando algo?? (Seja na bolsa, no celular, facebook, e-mails)
4) Cada caso é um caso! Mas você tem muito ciúmes do seu cônjuge?