Gratidão #02 – 10 atitudes para ser grato

Confesso que gosto de números, e sempre busco trabalhar com uma base lógica, e hoje quero compartilhar algo muito especial: 10 Comportamentos que nos ajudam a sermos GRATOS.
Mas atenção, precisamos compreender que demos que ir além de verbalizar ao outro a expressão: Gratidão Fulano, por tudo isso…

É importante que haja emoção coerente com o que falamos, mas de qualquer forma falar já é um passo, mas ressalto que precisamos desenvolver sentimentos sinceros em ser GRATO.
Mas como ser grato quando os problemas são tangíveis, por exemplo, diante de:
> Desempregado
> Traição
> Enfermidade
> …

Compreenda, os fatos externos são incontroláveis, porém as nossas atitudes são totalmente controláveis, mas claro que você deve evitar fazer uma festa diante de um fato ruim, pelo contrário, viva por algum tempo essa realidade, mas nada de ficar preso a pedra que te levou a tropeçar, ok?

Vamos lá…
1 – Autoconhecimento.
Saiba reconhecer suas qualidades e pontos de melhorias, pare de se preocupar com o que os outros pensam e comece a viver a sua vida. Seja agradecido pelos acontecimentos. Autoconhecimento é olhar para si, identificar suas emoções que geram suas ações e aprender a trabalhar cada uma delas para você possa crescer e viver em tranquilidade e harmonia com o seu mundo interno e com o mundo que o cerca.

2 – Liberte-se de sentimentos incômodos.
Na vida teremos tropeços, mas querer sempre lamentar do fato, ou pior: viver preso a pedra de tropeço é uma ação paralisante e generalizadora de problemas na vida. Dê um lugar no seu coração para cada fato vivido, se despesa dele e siga seu caminho. Faça isso em voz alta!

3 – Na vida há invernos e verões.
É importante aprender que teremos momentos de total alegria e outros contra picos de dor, de sofrimento, e isso é comum a TODOS, a grama do outro não é mais verde do que a sua! Saber viver o momento, saber chorar, SABER ter raiva, é sinal de amadurecimento, a forma como vive-los faz toda a diferença!

4 – Planejamento estratégico.
Realmente esse é um elemento que TODOS precisamos aprender a desenvolver. Muitas vezes nossas emoções positivas são reprimidas por que ficamos cheios de atividades sem gerar resultados, e vamos ser gratos pela desorganização de atividades? Chegou a hora de crescer!

5 – Saiba ser flexível.
Ser flexível, não significa abrir mão dos seus ideais e valores, temos sim o total direito de termos nossas verdades e trabalharmos por elas, mas a verdade do outro também pode ser verdadeira! Uma boa conversa pode gerar ricos resultados.

6 – Sair do vitimismo.
“Tudo acontece comigo”, “Sempre é assim comigo”, “Nada funciona bem comigo”, “Só levo paulada da vida”… PARE, MUDE, SE MUDE.

Será que nunca acontece nada de bom contigo? Aceite que você cresceu e pode tomar decisões melhores. Lembre-se que pensamentos são elétricos e sentimentos são magnéticos, tudo o que você pensa gera corrente elétrica e automaticamente gera uma emoção que por sua vez é magnética e vai atrair resultados correlatos ao seu sentimento.

7 – Seja mais forte do que a sua melhor desculpa.
Sou fascinado por essa frase, e sempre a uso comigo mesmo. Desculpas perpetuam uma vida medíocre, com resultados ruins… Assumir a POTÊNCIA, a USINA que existe em mim, é fator determinante para FAZER, TER e SER.

8 – Seja produtivo, mas saiba pedir ajuda.
Aprendi com as pessoas que me inspiram a saber, pedir ajuda quando não sei algo, e isso é muito bom, pois sempre aprendemos alguma coisa juntos. Feito é melhor que perfeito e fazer gera sentimentos de gratidão a si e aos outros. Parar de quebrar a cabeça e buscar ajuda é sensacional!

9 – Todos podem encontrar oportunidades nas adversidades.
É fato que diante de uma adversidade, temos três caminhos:
> Ficar onde estamos sem mudar.
> Ficar pior depois da situação desfavorável
> Ser mais forte e mais capaz de contornar a situação.
Qual das três vias você escolher adotar e assumir na sua vida?

10 – Veja o lado bom sempre.
O que você aprende com tal situação? Se as coisas estão ruins, elas poderiam ser piores ainda… Há um mês levei dois tombos em seguida, na cozinha de casa e corte acima da sobrancelha e ganhei três (deveria ter sido cinco) pontos… Foi melhor do que bater com o olho na quina da pia e perder a visão…

Tenho amigos, que possuem ‘limitações’ físicas, mas aprendo com eles a superar inúmeras situações e comprovo que a maior limitação está na mente e não no corpo!

Uma pergunta:
Você VERDADEIRAMENTE quer assumir uma vida, ter atitudes de GRATIDÃO? Sim ou não?