Gratidão #05 – Gratidão e Ciência

Benefícios da gratidão comprovados pela ciência

Uma pesquisa feita na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, chegou à conclusão de que ser grato pelas pequenas coisas da vida pode causar grandes mudanças – inclusive cerebrais. O artigo publicado no jornal científico NeuroImage afirma que, depois de poucos meses exercitando sua gratidão por meio da escrita, o cérebro passa a se sentir ainda mais condicionado a ser grato. E isso traz benefícios, pois se torna um hábito.

Para a experiência, foram chamados voluntários que passavam por terapia para tratar depressão e problemas relacionados a ansiedade. Todos foram recrutados em um grupo de terapia semanal, a metade dos participantes do grupo foram chamados para a “sessão de gratidão”. Nos três primeiros encontros, os participantes passaram vinte minutos escrevendo cartas em que revelavam gratidão pelo destinatário (e poderiam escolher se enviariam ou não a carta). O outro grupo não participou desse exercício.

Três meses depois desses encontros, todos passaram por um escaneamento cerebral, que ocorria simultaneamente a outro exercício: eram exibidas fotos de pessoas que, em tese, teriam feito grandes doações de dinheiro à pesquisa. Os participantes precisavam agradecer a eles pelo investimento, enquanto seus cérebros eram examinados. Todo mundo sabia que era apenas um exercício, mas foi dito a cada um deles que as doações realmente seriam feitas em algum momento.

O teste foi claro: quem escreveu as cartas, três meses antes, demonstrou mais atividade cerebral nas áreas relacionadas ao sentimento de gratidão. Vale ressaltar que essas áreas responderam de forma ímpar: ações como se colocar no lugar do outro ou demonstrar empatia não reverberam da mesma forma no cérebro. É um sentimento único. E o mais empolgante é que o efeito de “exercitar a gratidão” é realmente duradouro: sejam duas semanas ou três meses depois da experiência, é como se a massa cinzenta se “lembrasse” do comportamento carinhoso e passasse a agir mais dessa forma.

Quando mais você pratica, mais forte e fácil fica.

Benefícios:
Saúde Física
1. Fortalecimento do sistema imunológico
2. Diminuição de queixas de dores
3. Diminuição da pressão arterial
4. Melhora do sono
5. Mais disposição ao acordar

Saúde Mental
6. Ampliação dos níveis de emoções positivas
7. Aumento de atenção, energia e vitalidade
8. Aumento da sensação de alegria e prazer
9. Aumento de otimismo e felicidade

Saúde Social
10. Pessoa mais altruísta, generosa e compassiva
11. Maior tendência a perdoar
12. Mais amigável e sociável
13. Diminuição da sensação de solidão e isolamento

Diante disso tenho um desafio. Escreva no seu CADERNO da GRATIDÃO:
50 motivos que você é grato pelo seu pai.
50 motivos que você é grato pela sua mãe.
50 motivos que você é grato que você tem com a vida.

Vamos ser GRATOS?

Paulo Cesar
Master Coach