Coach Católico - faq

Perguntas Comuns – FAQ

A diferença entre ter fé e ter atitude está nas mãos de quem sabe usar as duas coisas.

 

Paulo Cesar - Master Coach - Coach Católico1) Coach Católico é uma identidade ou ministério da Igreja Católica?
Não, Coach Católico é uma identidade privada e opera de forma independente.
No entanto nós nos esforçamos para continuar a divulgar a riqueza da Doutrina da Igreja Católica através de todos os nossos programas com 100% de espiritualidade católica.

2) O que faz o COACH exatamente?
O Coach é o profissional que dirige e coordena seções de coaching. Sua responsabilidade é incentivar e motivar a reflexão coachee (acompanhado) por meio do diálogo através de perguntas poderosas que procuram criar que, juntos, criar uma maior consciência de si mesmo e desenvolver metas claras, estabelecendo um plano de ação que lhe permitam atingir os seus próprios objetivos e objetivos. Um treinador não é um “solucionador de problemas” porque não dar soluções, mas ferramentas para a mudança e crescimento. Em vez disso, o treinador atos objetivamente respeitando as crenças e atitudes de seu companheiro.

Coaching é um processo de desenvolvimento humano, baseado em ampliação de atitudes e competências para que o cliente enxergue melhor a sua realidade e alcance seus objetivos. Esse processo oferece condições práticas para que quem o procura possa sair do estado atual e atingir seus objetivos, desenvolvendo seu potencial para chegar ao ponto onde desejado.

3) Como é realizado o processo de “Coaching”?
As sessões são realizadas entre o coach e o coachee, por meio do diálogo e uso de ferramentas especificas e de alto impacto que criam uma maior consciência de si mesmo e desenvolve metas claras, estabelecendo um plano de ação que lhe permitam atingir os seus próprios objetivos.

Durante esses encontros, são tratados temas de essencial importância para que o cliente desenvolva foco e amplie suas habilidades de enfrentar desafios e saia da zona de conforto.

Mesmo que o coachee tenha apenas um interesse com o processo, o resultado é bem abrangente, pois gera novas atitudes e comportamentos que irão influencia-lo nas diversas áreas da sua vida.

Em geral, os encontros entre o coach e o coachee são semanais, quinzenais ou até mensais, depende do foco do cliente, daquilo que ele deseja alcançar, e cada sessão tem duração média de uma hora.

4) Onde é realizado?
O atendimento pode ser presencial, ou online. Particularmente realizo mais atendimentos online, o que ficou muito mais fácil nos dias atuais e assim posso ajudar um número muito maior de pessoas.

O Coaching é uma alternativa sensacional para quem quer, de verdade, fazer uma jornada de autoconhecimento, focada no positivo, no presente e no futuro, na solução e na ação. É uma excelente oportunidade para empreender uma real e plena transformação pessoal.

5) Quantas sessões tem o processo de coaching individual?
As sessões estão dentro do cronograma e necessidade.

Nossos programas de atendimentos são comprovados e são estruturados em 05 sessões, que são realizados semanal, quinzenal ou mensal, conforme a necessidade e disponibilidade de cliente.

6) Quais benefícios posso ter com o Coaching?
Muitas pessoas procuram o coaching para atingirem objetivos e traçarem metas para a vida pessoal.

Digamos que, uma pessoa entra em um processo de coaching para atingir o objetivo de comprar uma casa maior. Ao passar pelo processo de autoconhecimento e elaboração da estratégia, esta pessoa percebe que pode render muito mais e desenvolver a competência de liderança na empresa onde trabalha.

O coaching é capaz de descobrir objetivos maiores que estão por trás daquele desejo inicial e passa a inspirar o coachee a vislumbrá-lo de maneira mais concreta e orienta para este caminho.

Sagrada FamíliaAlguns destaques:
⤤ Aumento da produtividade
⤤ Foco na solução de conflitos
⤤ Redução no nível de estresse
⤤ Controle das emoções
⤤ Qualidade de vida
⤤ Aprimoramento de habilidades
⤤ Quebra de crenças limitantes
⤤ Autoestima e autoconfiança
⤤ Equilíbrio e inteligência emocional
⤤ Desenvolvimento pessoal e profissional
⤤ Evolução e melhoria contínua (kaizen)
⤤ Alinhamento de valores e missão de vida

7) Tenho uma empresa, posso contratar seus serviços?
Sim, com plena certeza!

Benefícios para o empresário:
– Desenvolvimento da Liderança eficiente que gera metamodelo;
– Comunicação ampla, domínio do QUE se fala e do COMO se fala, observando a fisiologia;

Benefícios para a empresa:
É feito um trabalho de ‘team coaching’.

Nele o processo é com o um time, onde é necessário treinar novos passes e jogadas partindo de cada um, como sendo responsável maior por ótimos resultados.

É normal nas empresas que haja um processo de execução, mas nem sempre as pessoas se sentem importantes, acreditando que seu trabalho não é valorizado. O team coaching muda essa concepção, e gera uma ressignificação.

Com isso o lucro aumenta, pois seu maior bem, que é o capital humano, assume seu papel de comprometimento, há uma redução de rotatividade e diminuição de ausências de funcionários, e o capital financeiro alavanca.

E para pessoa física, seja na igreja, no trabalho ou na família, como pode ser melhor desenvolvida a partir de um trabalho de coaching?
A pessoa que realiza o processo, desenvolve diversas áreas da sua vida, aprende a ressignificar situações, criar âncoras que o fortalece na conquista de seus objetivos, desenvolve atitudes que o elevam como pessoa e todos os ambientes que vive.

No trabalho já falamos acima.

Na igreja:
No relacionamento interpessoal, soluções de problemas, desenvolvimento de pastorais…

Na família:
Contribui de forma eficaz no relacionamento familiar, integração entre pais e filhos, soluções de conflitos de gerações, por exemplo.

De que forma este trabalho se insere no contexto da igreja e seus valores?
Em todos os aspectos! O cristão é uma pessoa, que se relaciona, e estamos vivendo isso intensamente.

A vida eclesial reque relacionamento entre as pessoas e respeito. Precisamos e podemos ser pessoas melhores. Há uma grande diferença entre SABER e FAZER, as pessoas sabem o que podem ou não, mas não FAZEM o que deve se feito.

Ao cristão, isso se evidência que a ordem é AMAR. Amar o próximo com a ti mesmo! Além do amor afetivo, é importante aqui o efetivo, a demonstração eficiente no trato com o outro, na execução de tarefas da pastoral/movimento.

Outro elemento importante é o cuidado com os TALENTOS (Mt 15, 14ss). O processo de coaching possibilita o desenvolvimento dos talentos pessoais, a tomada de atitudes congruentes com a fé e moral cristã.

Há muitas pessoas que desconhecem seus próprios valores e por isso entram em crise com a Igreja. O processo estimula o individuo a conhecer a si mesmo, e como diz Santo Agostinho: “Conheça a ti mesmo e conheceras melhor a Deus”.

8) Por que a opção de fazer um trabalho especificamente ao publico católico?
E por que não fazer?

Fazer algo direcionado ao publico católico, surgiu em uma conversa com meu querido e amigo Dom Roque, bispo auxiliar aqui da arquidiocese do Rio de Janeiro, que me fez a seguinte pergunta: “Paulo, e o povo católico? Nós precisamos disso!”

Estive no seminário por cinco anos e sempre atuante nas comunidades por onde passei, e sabia que poderia fazer algo a mais, para contribuir no crescimento das pessoas, e com o questionamento de Dom Roque, fui para casa, totalmente inquieto.

Rezei e comecei a rascunhar material de como fazer o Coaching com uma linguagem católica e voltada para as necessidades eclesiais. E hoje esse processo de acompanhamento ajuda muitas pessoas a se encontrarem novamente e/ou reconciliar com a sua fé, através da reflexão que lhe permite entrar num processo de auto avaliação e discernimento, a fim de descobrirem a vontade de Deus em suas vidas e o caminho para chegarem a essa plenitude em todas as suas dimensões, tanto pessoal, profissional, eclesial e Espiritual.

9) O Coach é um psicólogo, conselheiro, mentor, um psiquiatra, conselheiro ou terapeuta?
De forma alguma.
O Coach não é nenhuma das profissões acima.

No entanto, os Coaches certificados são treinados para trabalhar com todo o tipo de pessoa que não tenha sido diagnosticada com limitações em suas faculdades mentais.

Open chat
1
Olá 👋, como posso lhe ajudar?
Powered by